domingo, 13 de março de 2011

IMPERIALISMO EUROPEU

A Europa presenciou no final do século XIX e início do século XX, as expansões coloniais em direção a África e a Ásia, essas colonizações ficaram conhecidas como NEOCOLONIALISMO, pois a primeira vez que os europeus colonizaram locais fora da Europa, foi no continente americano, com a chegada dos portugueses e dos espanhóis, no período das GRANDES NAVEGAÇÕES, séculos XV e XVI. Com a força dos impérios europeus, os africanos e asiáticos não tiveram como conter as invasões, a força bélica européia era muito superior ao dos continentes invadidos.
Para invadir a África e a Ásia, os europeus se diziam “salvadores”, uma vez que, eles se achavam e se acham superiores ao resto do planeta, tanto economicamente, como culturalmente, socialmente e principalmente em questões envolvendo a raça (cor da pele).    
Os que europeus buscavam com essas invasões? Eles buscavam um mercado consumidor e principalmente matéria-prima, sendo que a Europa nesse momento estava presenciando a segunda revolução industrial e negociar todos os produtos manufaturados produzidos era necessário um grande mercado consumidor. O principal país a investir na expansão de suas fronteiras para se beneficiar economicamente foi à Inglaterra.
Em meados do século XIX, na América do Sul, os ingleses já haviam ordenado o Brasil, a Argentina e o Uruguai a acabar com um concorrente seu nas Américas, que foi o episódio da Guerra do Paraguai. Os ingleses estavam dispostos a acabar com quem se opusesse aos seus interesses expansionistas, foi assim na Índia, que antes da chegada inglesa os indianos continham um grande mercado exportador de tecidos e após a invasão e a concorrência dos ingleses, eles passaram de exportador de tecidos a mercado consumidor dos ingleses. Com isso passaram a produzir algodão, para vender aos ingleses, então os indianos vendiam a matéria-prima e compravam os produtos manufaturados, isso acabou com a economia indiana, pois muitas plantações que antes dos ingleses serviam para o cultivo de alimentos, com a crise econômica se tornaram imensos campos do cultivo do algodão, afetando o mercado alimentício interno, fazendo com que a população sofresse com a fome e doenças.
Na china não foi muito diferente da Índia, mas teve um agravante, alem dos ingleses destruírem com a economia chinesa, eles implantou uma droga chamada ópio, e fez com que muitos chineses ficassem viciados e iniciou um grande trafico de drogas na China. O governo chinês tentou acabar com este mal, pedindo para o governo inglês para interromper o trafico, mas o governo chinês não foi ouvido.
O cenário africano e asiático após as invasões européias é era de total desolação, um povo sem rumo, já que os europeus se diziam superiores e queriam levar a civilização para esses lugares, fez o inverso, detonou uma bomba étnica que ali já existira há muito tempo, por exemplo, na África antes dos europeus, era um território esparsamente ocupado por tribos de diferentes etnias e muitas delas inimigas declaradas e após as invasões, na reformulação de novas fronteiras, os europeus colocaram muitas dessas tribos dentro de um mesmo território sem se importar com as diferenças, étnicas, culturais e religiosas. Esse fato tem conseqüência até os nossos dias, onde diversos países africanos vivenciam guerras civis intermináveis. O expansionismo europeu será um dos principais pontos do inicio da primeira guerra mundial.
 Imagem retirada do livro “Rumos da História”, Volume Único – Ensino Médio, dos autores: Antonio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário