domingo, 27 de março de 2011

A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA MODERNA


O mundo viverá, antes das grandes navegações, um período onde a igreja católica detinha o poder político, econômico, cultural, social e ainda manipulava o raciocínio dos povos daquela época.
Todos estavam ligados ao mundo religioso e qualquer pensamento que não estivesse relacionado a igreja, seria punido de diversas formas. Muita dessas punições terminava em morte para os punidos. Essas punições se davam da seguinte maneira: O punido era colocado em praça pública e dali sofria as mais diversas atrocidades como: enforcamento, queimado na fogueira, enforcado, decapitado, etc. Na presença de todos que faziam parte daquela comunidade. A presença de populares era importante para que ninguém tivesse a coragem de enfrentar a igreja.
Mas começaram a surgir mais questionamentos, que a igreja não conseguia responder. A partir do momento em que essas idéias começaram a ser divulgadas a igreja convocou os pensadores para diversas reuniões, com a intenção de por um fim aos questionamentos milenares. Esses homens deveriam renunciar suas idéias para não serem punidos. Galileu renunciou suas idéias e foi preso em uma condenação perpétua. Giordano Bruno não seguiu o exemplo de Galileu e preferiu manter seus ideais e foi queimado em praça pública.
Campanella, dizia na época que as idéias difundidas naquele momento morreria, mas iria ressurgir, não no terceiro dia, como conta a história de Jesus, mas três séculos depois, justamente no século XX.
Esses pensadores tiveram a inspiração nos filósofos do renascimento cultural, onde as idéias começaram a se desprender da religião e começaram a ganhar o campo da razão.
A importância dessas idéias cabe muito bem no mundo contemporâneo, onde sabemos que o Planeta Terra, esta em um sistema solar, juntamente com outros planetas e que cada estrela é um sol e por isso, existem milhares de sistemas solares no universo.
Com essas atitudes começaram a surgir os pensadores que seriam no futuro, os pais da ciência moderna, esses homens seriam os principais responsáveis pelo desenvolvimento do século XX.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário