domingo, 19 de dezembro de 2010

LUGARES PARA SE CONHECER ( INGÁ - PARAÍBA )

A cidade de Ingá, no agreste paraibano contém um material arqueológico único no mundo, a Pedra do Ingá. Essa pedra que leva o nome da cidade deixa muitos estudiosos com receio, pois até hoje não se sabe a origem concreta das gravuras encontradas na pedra, gravuras essas, em alto relevo e de beleza incomparável.
A Pedra do Ingá, localizada na cidade do Ingá, como já foi mencionado, está localizada na Fazenda da Pedra lavrada, nome esse bastante sugestivo, devido ao material arqueológico encontrado. A pedra onde estão localizadas as figuras mede 03m de altura, por 24m de comprimento e é composto por material denominado gnaisse.
Sendo essa pedra única, intriga os estudiosos e gera diversas teorias sobre o seu aparecimento, ou seja, quem foi, ou foram, o(s) autor (es)  de suas gravuras?
A Pedra do Ingá está conceituada na tradição Itacoatiara, o que significa que as gravuras encontradas estão próximas ou dentro de algum rio, mas essa tradição é muito comum na região norte do território brasileiro, por isso a Pedra do Ingá é uma unanimidade na região nordeste, quando se diz que ela é única. As teorias que são divulgadas estão ligadas a extraterrestres, aos fenícios e ao povo nativo da região.
A primeira teoria mencionada, diz que os extraterrestres foram os autores das gravuras da Pedra do Ingá, mas como todos sabem, quando se tem algo de difícil definição é muito simples dar a autoria aos alienígenas, como se prova com teorias cientificas que foram eles quem o fizeram, uma vez que até o momento não se sabe até mesmo da existência deles.
A segunda teoria constatada, diz respeito à autoria dos fenícios. Talvez até pudesse ser, pois os mesmos eram exímios navegadores, como muitos povos da antiguidade, mas a data provável da execução das gravuras é de 6.000 a.c, sendo assim seria impossível dar essa autoria a algum povo do oriente antigo, uma vez que as primeiras civilizações e as primeiras escritas da humanidade são constatadas há + - 4.000 a.c. Caso fosse provado a produção das gravuras na Pedra do Ingá pelos fenícios ou qualquer outro povo da antiguidade, causaria uma revolução na humanidade em relação a invenção da escrita.
A terceira teoria é algo pra analisar bem e no ponto de vista cientifico a mais contundente, sendo esta a que da aos povos nativos a autoria das gravuras.
Quando se diz que os povos nativos foram os responsáveis pela confecção das gravuras, é bastante lógico, pois temos na pedra desenhos que lembram alguns animais da região, constelações, entre outros. E essas imagens só podem ser observadas e gravadas na pedra por algum povo que vivesse no local cotidianamente.
Para poder ter uma analise mais contundente sobre as teorias vistas neste texto e talvez elaborar uma teoria diferente, seria necessário voltar ao local diversas vezes e em diversos horários, para compreender tais gravuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário