domingo, 27 de março de 2011

A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA MODERNA


O mundo viverá, antes das grandes navegações, um período onde a igreja católica detinha o poder político, econômico, cultural, social e ainda manipulava o raciocínio dos povos daquela época.
Todos estavam ligados ao mundo religioso e qualquer pensamento que não estivesse relacionado a igreja, seria punido de diversas formas. Muita dessas punições terminava em morte para os punidos. Essas punições se davam da seguinte maneira: O punido era colocado em praça pública e dali sofria as mais diversas atrocidades como: enforcamento, queimado na fogueira, enforcado, decapitado, etc. Na presença de todos que faziam parte daquela comunidade. A presença de populares era importante para que ninguém tivesse a coragem de enfrentar a igreja.
Mas começaram a surgir mais questionamentos, que a igreja não conseguia responder. A partir do momento em que essas idéias começaram a ser divulgadas a igreja convocou os pensadores para diversas reuniões, com a intenção de por um fim aos questionamentos milenares. Esses homens deveriam renunciar suas idéias para não serem punidos. Galileu renunciou suas idéias e foi preso em uma condenação perpétua. Giordano Bruno não seguiu o exemplo de Galileu e preferiu manter seus ideais e foi queimado em praça pública.
Campanella, dizia na época que as idéias difundidas naquele momento morreria, mas iria ressurgir, não no terceiro dia, como conta a história de Jesus, mas três séculos depois, justamente no século XX.
Esses pensadores tiveram a inspiração nos filósofos do renascimento cultural, onde as idéias começaram a se desprender da religião e começaram a ganhar o campo da razão.
A importância dessas idéias cabe muito bem no mundo contemporâneo, onde sabemos que o Planeta Terra, esta em um sistema solar, juntamente com outros planetas e que cada estrela é um sol e por isso, existem milhares de sistemas solares no universo.
Com essas atitudes começaram a surgir os pensadores que seriam no futuro, os pais da ciência moderna, esses homens seriam os principais responsáveis pelo desenvolvimento do século XX.

     

domingo, 13 de março de 2011

IMPERIALISMO EUROPEU

A Europa presenciou no final do século XIX e início do século XX, as expansões coloniais em direção a África e a Ásia, essas colonizações ficaram conhecidas como NEOCOLONIALISMO, pois a primeira vez que os europeus colonizaram locais fora da Europa, foi no continente americano, com a chegada dos portugueses e dos espanhóis, no período das GRANDES NAVEGAÇÕES, séculos XV e XVI. Com a força dos impérios europeus, os africanos e asiáticos não tiveram como conter as invasões, a força bélica européia era muito superior ao dos continentes invadidos.
Para invadir a África e a Ásia, os europeus se diziam “salvadores”, uma vez que, eles se achavam e se acham superiores ao resto do planeta, tanto economicamente, como culturalmente, socialmente e principalmente em questões envolvendo a raça (cor da pele).    
Os que europeus buscavam com essas invasões? Eles buscavam um mercado consumidor e principalmente matéria-prima, sendo que a Europa nesse momento estava presenciando a segunda revolução industrial e negociar todos os produtos manufaturados produzidos era necessário um grande mercado consumidor. O principal país a investir na expansão de suas fronteiras para se beneficiar economicamente foi à Inglaterra.
Em meados do século XIX, na América do Sul, os ingleses já haviam ordenado o Brasil, a Argentina e o Uruguai a acabar com um concorrente seu nas Américas, que foi o episódio da Guerra do Paraguai. Os ingleses estavam dispostos a acabar com quem se opusesse aos seus interesses expansionistas, foi assim na Índia, que antes da chegada inglesa os indianos continham um grande mercado exportador de tecidos e após a invasão e a concorrência dos ingleses, eles passaram de exportador de tecidos a mercado consumidor dos ingleses. Com isso passaram a produzir algodão, para vender aos ingleses, então os indianos vendiam a matéria-prima e compravam os produtos manufaturados, isso acabou com a economia indiana, pois muitas plantações que antes dos ingleses serviam para o cultivo de alimentos, com a crise econômica se tornaram imensos campos do cultivo do algodão, afetando o mercado alimentício interno, fazendo com que a população sofresse com a fome e doenças.
Na china não foi muito diferente da Índia, mas teve um agravante, alem dos ingleses destruírem com a economia chinesa, eles implantou uma droga chamada ópio, e fez com que muitos chineses ficassem viciados e iniciou um grande trafico de drogas na China. O governo chinês tentou acabar com este mal, pedindo para o governo inglês para interromper o trafico, mas o governo chinês não foi ouvido.
O cenário africano e asiático após as invasões européias é era de total desolação, um povo sem rumo, já que os europeus se diziam superiores e queriam levar a civilização para esses lugares, fez o inverso, detonou uma bomba étnica que ali já existira há muito tempo, por exemplo, na África antes dos europeus, era um território esparsamente ocupado por tribos de diferentes etnias e muitas delas inimigas declaradas e após as invasões, na reformulação de novas fronteiras, os europeus colocaram muitas dessas tribos dentro de um mesmo território sem se importar com as diferenças, étnicas, culturais e religiosas. Esse fato tem conseqüência até os nossos dias, onde diversos países africanos vivenciam guerras civis intermináveis. O expansionismo europeu será um dos principais pontos do inicio da primeira guerra mundial.
 Imagem retirada do livro “Rumos da História”, Volume Único – Ensino Médio, dos autores: Antonio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier.